PRESERVE O AMBIENTE E MELHORE O SEU DESEMPENHO
Consultadoria a empresas e estabelecimentos, visando a certificação de um sistema de gestão ambiental
Este serviço visa prestar um suporte técnico assente em regime de consultadoria no âmbito de um projecto de certificação de um sistema de gestão ambiental e deste modo tem como objectivo da organização cliente poder evidenciar que dispõe de um sistema de gestão ambiental em conformidade com uma norma (ISO).
No DCAS - Departamento de Consultadoria e Assessoria a Sistemas disponibilizamos recursos para actividades de auditoria, estudo, implementação e manutenção de Sistemas de Gestão Ambiental.
Âmbito
Em Portugal existem duas normas de sistemas de gestão do ambiente. Com base na nossa experiência obtida noutros países podemos também ser aplicar e considerar na implementação de sistemas de gestão ambiental a seguintes normas:
- Normas de série ISO 14000: a série de normas ISO 14000 é constituída por um conjunto de documentos relacionados com sistemas de gestão ambiental (ISO 14001 e ISO 14004) e outros documentos relacionados com ferramentas de apoio à gestão ambiental, tais como auditorias ao sistema de gestão ambiental (ISO 14010, 14011 e 14012), avaliação do desempenho ambiental (ISO 14031 e 14032), análise de ciclo de vida (ISO 14040, 14041, 14042, 14043, 14048 e 14049) e rótulos e declarações ambientais (ISO14020, 14021, 14024 e 14025). A norma ISO 14001, que estabelece as especificações e linhas de orientação para a aplicação de sistemas de gestão ambiental, não impõe níveis pré-definidos de desempenho ambiental, requerendo apenas que a organização se comprometa a procurar melhorar continuamente o seu desempenho e inclua um compromisso de cumprir a legislação e outros regulamentos aplicáveis na sua política ambiental.
- O Regulamento Comunitário de Auditoria e Ecogestão (EMAS) (Regulamento do Conselho nº 1836/93 de 29 de Junho) é um sistema em que podem participar de forma voluntária organizações que desenvolvem actividades industriais, para avaliar e melhorar de modo continuado os impactes dessas actividades e informar o público sobre o comportamento e progressos das instalações em termos de ambiente. O EMAS requer que as empresas estabeleçam e implementem sistemas de gestão ambiental eficazes incluindo, entre outras coisas, uma política ambiental, objectivos, e programas ambientais e que forneçam informação acerca do seu desempenho ambiental ao público (a declaração ambiental).
O cliente que nos procura para este serviço é porque tomou a posição de assumir um compromisso social para garantir o futuro.
A certificação segundo a norma ISO 14001 pode constituir um passo prévio à adesão de uma instalação industrial ao EMAS.
O número de pequenas e médias empresas com sistemas de gestão ambiental certificados pela ISO 14001 ou registados no EMAS, tem vindo a crescer nos últimos anos na União Europeia, em reconhecimento dos benefícios alcançados.
Os benefícios da ISO 14001:2004
Efectivamente podemos observar um consenso internacional reunido em torno da norma ISO 14001:2004, pelo prestigio que a mesma proporciona e a reputação de qualquer Organização certificada segundo este referencial ISO, suportado no cumprimento da legislação ambiental e a redução dos riscos de sanções e acções judiciais.
Para o cliente, a conformidade com a ISO 14001:2004 assegura à sua Organização um uso racional de energia e recursos, além da redução dos custos ao longo do tempo. Desta forma, a Certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental vai contribuir certamente para a sua Organização desenvolver e melhorar a sua performance.
Processo e proposta
Este tipo de consultadoria é desenvolvido seguindo as linhas de orientação project management com base na Norma ISO21500:2012, num pressuposto temporal previamente definido com entidade cliente. São estipuladas as metas e respectivas tarefas de projecto que depois do kick-off conclui-se no momento de submeter processo a entidade certificadora, ficando em todo o caso um suporte de acompanhamento até ao momento de emissão do certificado e inclui acompanhamento de auditoria interna e de certificação.
Não havendo uma auditoria de conformidade legal implica um levantamento inicial e abordagem junto da actividade da empresa para identificar e aferir da conformidade legal.
Saiba mais colocando a suas questões no formulário clicando AQUI.