Alterações do algoritmo da Google aconteceram! Sabe das consequências?
Recentemente a Google informou o que a nossa equipa das Tecnologias de informação e do Marketing Digital já aguardava.
São notícias sem impacto nos nossos clientes e sem efeito nos projectos de TI e Marketing Digital, nomeadamente em Plataformas E-Commerce, Websites e portais na internet que tenhamos participado ou desenvolvido.
Mas vão ter impacto sim, em negócios, empresas e websites que não estejam tecnologicamente preparados e as consequências são negativas.
Felizmente não será o caso de todos, no caso de nossos projectos web e nos nossos clientes em que ainda estejamos a desenvolver soluções web ou que já tenhamos concluído websites, não teremos qualquer problema, pois desde Janeiro de 2014 que defendemos que qualquer projecto web, seja um website, um portal ou uma loja online a mesma deve ser desenhada especificamente para ir ao encontro das necessidades do cliente e o nosso entendimento já algum tempo assenta na aposta em Websites com adaptação automática para SmartPhone, Tablet ou Desktop através da solução técnica denominada Responsive Web Design.
A partir de 21 de Abril de 2015 as pesquisas no motor de busca do Google vão ser diferentes resultado de alterações do algoritmo da Google, visto que este automaticamente passa a favorecer páginas optimizadas para dispositivos móveis, tal como a página www.statusknowledge.pt e websites de nossos clientes produção de nossos recursos de TI e Marketing Digital.
Em principio a diferença verificar-se-á somente nas pesquisas realizadas nos dispositivos móveis.
Assim com estas alterações promovidas pela gigante Google assenta numa pequena mudança na prioridade da sua ferramenta de busca em dispositivos móveis com o objectivo de promover páginas com interface preparada com automatismo para dispositivos móveis, que se ajustam a essas configurações.
O que vamos assistir é que ao realizar pesquisas na Google em dispositivos móveis com estas alterações no código da Google é que nos resultados obtidos as páginas que já estiverem optimizadas vão sair beneficiadas.
Julgamos que à partida estas alterações só se verificaram quando utilizado o motor de busca da Google nos dispositivos móveis, ou seja não no computador, e também será específica de páginas.
Assim sendo pode parecer que o website não precisa estar inteiramente optimizado, porém se a página em questão na pesquisa estiver dotado de Responsive Web Design, ele estará no ranking, logo será favorecido na pesquisa. A mudança fará com que os utilizadores possam ser direccionados a páginas que contem com uma boa visualização no dispositivo e ainda poderá fazer com que os programadores se preocupem mais com esse tipo de optimização de suas páginas.
Pelo menos foi o que acontecer na Statusknowledge com a formatação da oferta em termos de TI e Marketing Digital que funciona naturalmente integrado com os clientes onde desenvolvemos projectos Web, sejam projectos E-Commerce, Websites ou Portais na internet.
Com estas novidades e alterações que já tínhamos previsto e conhecimento, verifica-se que nas pesquisas e no motor de busca em particular da Google passa a a verificar-se que os sites que não estejam optimizados e contrários ao conceito Responsive Web Design estes acabaram por ser prejudicados e até escondidos em favor do Websites optimizados e dotados de tecnologia Responsive.
Segundo o que a Google defende, estas novidades do seu poderoso código é que alteração urge em favor dos utilizadores da internet e que a mudança deve ser feita porque a experiência com sites não optimizados é negativa e até pouco útil para os utilizadores.
Conforme anunciado em Fevereiro de 2015, a partir da terça-feira dia 21/4/2015 a Google implementou as já anunciadas e previstas alterações que vão alterar a internet nomeadamente no posicionamento dos Websites e no ranking de buscas das páginas na internet.
Acontece que para a Google com esta mudança o que assistimos é uma ideia sobre aquilo que um motor de busca considera na diferença de utuilizada para o comum dos utilizadores nas pesquisas web. Portanto considera-se que se estivermos perante um Website amigo e acessível aos dispositivos móveis este merece ser favorecido perante outros que não são, logo estamos perante um critério concreto que vai funcionar para esconder a página nas pesquisas ou em sentido contrário para melhor posicionar entre os primeiros resultados da pesquisa.
Para já e segundo a Google, esta actualização em vigor somente afectará os rankings exibidos em telemóveis e tablets e não será aplicada nos Websites inteiros, apenas a páginas específicas que não atendem aos novos critérios.
"Com as pessoas fazendo cada vez mais buscas em seus dispositivos móveis, queremos ter certeza de que elas podem encontrar conteúdo não apenas relevante e oportuno, mas também fácil de ler e de interagir em telas menores", disse uma porta-voz da empresa ao The Wall Street Journal.
Outro critério que passa a ser adoptado é a performance de conexão do site, que deve ser leve o suficiente para carregar com as velocidades da internet móvel, relativamente menores que as da rede fixa.
Soubemos também que para a Google tornou-se claro que a adaptação a dispositivos móveis é uma prioridade, isto que esta alteração é apenas um dos 200 sinais que o algoritmo usa para determinar o ranking.
Pelo que foi possível apurar os Websites que não são optimizados como era desejável ser não irão desaparecer. Em boa verdade, eles ainda podem se classificar em um nível alto se tiverem um bom conteúdo e que pessoas continuem a manifestar que realmente ainda o queiram.
Já algum tempo esperávamos estas novidades e estão em linha com o que entendemos como deve ser a colocação de Portais, Lojas online e Websites na internet, sejam negócios ou páginas institucionais, foi com esse pensamento que apostamos na formatação de oferta em Marketing Digital com a designação “Olá Mundo Digital” assente num paradigma e conceito da Web 3.0 em que independentemente da plataforma ou tecnologia que seja contruída a página é concebida com tecnologia Responsive Web Design que se caracteriza por ser uma optimização automática e adaptação nativa do layout do website de acordo com o tamanho, resolução e modo de navegação do dispositivo onde está a ser visualizada a página.
A Google defende que estas novidades e as alterações e mudanças que implicam justifica-se porque o facto de permanecer na internet páginas e Websites que não respeitam esta optimização e tecnologia “responsive” torna a navegação e pesquisas na internet pouco assertiva para o utilizador, aliás é uma experiência má e pouco útil para o utilizador. Fontes pequenas ou uma barra lateral que desce "eternamente" são alguns dos exemplos de problemas que estes Websites podem apresentar. Verifica-se que para os negócios, um Website que não se adapta também pode ser mau para o negócio do proprietário se tratar-se de uma empresa ou negócio, aliás um estudo evidenciou que 74% das pessoas estão mais dispostas a repetir a experiência de navegar num determinado Website ou Loja online ser estiver perante uma página mobile-friendly.
Portanto a nossa conclusão é que esta grande mudança implementada pela Google implica que qualquer negócio e página institucional não pode ignorar se é compatível e optimizada com dispositivos móveis.
Se o Website que a sua empresa ou organização dispõe não é compatível com tablets e telemóveis fale com nossos especialistas sobre o novo Website.
No caso de ainda não ter página na internet, então está praticamente resolvido, basta começar-mos a trabalhar.
Diga assim “Olá Mundo Digital”
SHello Digital World