Para nossos especialistas em TI e Marketing e Comunicação o que se vai passar em 2017 é uma continuação da aposta e das estratégias que se revelaram acertadas em 2016.
Esta reflexão de final de ano, na nossa opinião aplica-se a todos os sectores da economia, logo independente do sector, indústria, actividade, ou dimensão do seu negócio, o ponto de partida é ter como ideia base que os seus clientes estão online.
A internet ainda é uma realidade recente, afinal acaba de perfazer um quarto de século de existência, mas é daquelas realidades que chegaram ao mundo para mudar o paradigma da comunicação, principalmente o Marketing das Empresas, desde as PME até às grandes empresas – sobre o aniversário da internet veja mais AQUI.
Aquilo que julgamos manter-se como tendência e à partida importantes recomendações a todos os nossos seguidores e clientes ponderarem em termos de Marketing para 2017, é assegurarem os seguintes passos e aspectos que consideramos tendências e aspectos importantes considerarem;
1. Continuar a fazer o que está bem
Errar rápido e barato, para começar e continuar a fazer bem o que está correcto e mandam as boas práticas, e desde logo uma premissa que deve estar sempre presente na gestão comercial e vendas das empresas e também em termos de Marketing, ou seja, tudo o que não se mede não se gere. até aqui a primeira lição está dada.
2. Assegurar presença na internet
Depois, admitindo que que um velho ditado Português que diz “olhos que não vê, coração que não sente…” faz todo o sentido na relação entre as pessoas, nos negócios e nas relações entre empresas acaba por não ser diferente, logo quanto à presença da sua organização estar ou não na internet, seja privada ou pública, a conclusão é obvia, se existe tem de estar na internet. No sector privado com a deslocação massiva dos consumidores para a internet nos últimos anos, menos se compreende que ainda hoje existam empresas ou negócios fora da internet. Em suma, não se pode ignorar que a maioria dos clientes estão ou vão à internet, logo só existe quem estiver presente, quem não estiver não existe. Logo a pergunta é: já está online?
3. Depois de presente, estar com qualidade e de forma profissional.
Portanto aqui chegados já sabemos que é essencial ter um Website, contudo que seja ima presença profissional. Ou seja, se o objectivo apenas for estar presente, no mínimo respeitar as melhores e boas práticas de Marketing Digital. Acreditamos que fazer bem custa o mesmo que fazer algo “remediado” ou simplesmente fazer por fazer, apenas uma diferença que acreditamos ser significativa que é os resultados. Apostar na internet e em Marketing Digital focado em resultados ou com esse objectivo implica respeitar alguns pressupostos e regras fundamentais. É imprescindível que hoje qualquer negócio, empresa ou organização tenha um website com imagem e conteúdos de qualidade e numa plataforma responsiva, ou seja preparada para qualquer utilizador abrir a página em qualquer dispositivo, seja PC, Telemóvel ou Tablet. Por vezes o barato sai caro, mas a realidade é que também não é preciso grande esforço financeiro, mas sim não descurar os detalhes que podem fazer a diferença. Portanto nem precisa de comprar uma qualquer promoção de “supermercado” nem fazer um empréstimo financeiro para ter uma presença profissional.
4. Estar bem posicionado.
Depois de estar online, com um website profissional e cuidado, segue-se a sistematização e optimização do site com os motores de busca, é o que tecnicamente se designa por cuidar do SEO - Search Engine Optimization, em suma, estamos a referir a um processo de optimização do conteúdo online, para que os motores de busca (v.g. Google) apostem nos mesmos de forma a obter mais e melhores resultados para as buscas de uma certa palavra-chave presente no vosso website e assim potenciar o posicionamento de seu website.
Existem várias técnicas e estratégias possíveis e quanto mais articuladas estiverem com seu core business melhor e mais rápido se obtém resultados, note-se que é um trabalho contínuo e que exige boas métricas e profissionais com conhecimento e experiência, a recomendação neste caso é não acreditar em milagres e também não esperar que chova.
Umas das apostas mais frequente é o motor de busca mais procurado por todos os utilizadores de internet, nomeadamente o “Doutor” Google, portanto não aparecer de todo quando as pessoas fazem pesquisas relacionadas ao seu produto, com o seu negócio ou quando procura a sua marca e ele não aparece, significa que estamos a procurar a “morte”, talvez um morto-vivo. Depois de investir no sítio, cuide do seu posicionamento na web.
5. Cuide do seu dia-a-dia e do seu negócio enquanto profissionais cuidam do Marketing
Sim é verdade, estamos a vender o nosso peixe, é um facto, mas também estamos a tocar num erro recorrente, pois mentes brilhantes também erram e até empresários, proprietários e gestores altamente competentes. Nomeadamente perderem o seu precioso tempo a estudar o fenómeno da internet, Marketing Digital, etc. Revê-se nesse tipo de persona? Nada de mais, até porque aprender não ocupa lugar a mais e até parece-nos bem que se conheça o máximo de como funciona a internet para o seu negócio, caso contrário, pessoas com três meses de experiência vão parecer-lhe experts, e, acredite que isto vai custar-lhe caro, muito caro mesmo. Também não se deve intimidar pelo milhares de acrónimos e abreviações: BR, GA, API, PPC, SEO, SEM, SMM, BID, CPA, CPC, CPM, CTR, GDN, KPIs… O Marketing Digital é vasto e cheio de termos técnicos que só per si podem o fazer gastar tempo e dinheiro, logo procure uma solução focada em resultados e aprenda com os melhores. Coloque-nos à experiência e depois aprecie a consequência. Aposte em Marketing Digital AQUI.