Falar claro e sem complicar na Qualidade – o melhor é não ligar o botão errado!
Quando falamos em Qualidade em pleno ano 2016, depois de muito já ter passado da época quando era novidade ou quando era moda, é de crer que já não persistam dúvidas sobre os benefícios e vantagens em apostar numa politica de qualidade, independentemente de estarmos perante o fabrico de produtos ou fornecimento de serviços.
No departamento SK SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE acreditamos haver o reconhecimento das vantagens e benefícios da Qualidade, tanto faz serem PME (Pequenas e médias empresas), grandes empresas e organizações, privadas, públicas ou ONG, relacionadas com serviços a empresas (B2B), serviços sociais, indústrias ou no limite organismos da administração pública.
Por isso usamos a expressão que o melhor é não ligar o botão errado do “complicómetro”, sendo esta uma ideia que também partilhamos e adoptamos nos sistemas de gestão de segurança alimentar (SGSA).
Quem procura apostar na qualidade, nomeadamente implementar sistema de gestão de qualidade (SGQ) procura dois resultados possíveis, distinguir-se no mercado onde actua e com isso ganhar pela positiva notoriedade, mas também dotar-se de uma importante ferramenta de gestão.
Um SGQ certificado pela norma ISO9001 é uma aposta, logo um bom objectivo estratégico para quem pondera o assunto, isto porque depois de implementado na organização seja industrial ou instituições sem fins lucrativos permite-se afirmar perante terceiros como organização distinta, com inúmeras vantagens para dentro e fora da organização.
Não ignoramos e muito menos podemos deixar de salientar que um SGQ é uma importante e relevante ferramenta de gestão focada na cultura de organização assente numa perspectiva de melhoria constante, e agora mais recentemente com envolvimento de toda a liderança focada no risco.
Importa salientar que na implementação de um sistema de gestão de qualidade (SGQ) segundo a mais recente norma NP EN ISO 9001:2015 não temos que complicar como já referido, logo implica muito sentido prático e até desde logo os nossos recursos envolvidos neste tipo de projectos aproveitam a experiência em aplicar metodologias e sensibilidade para processos e procedimentos assentes na simplicidade, flexibilidade e sentido prático.
Rejeitamos qualquer ideia que um SGQ implica directamente maior complexidade para o interior e exterior das organizações e nas suas relações, assim como mais papel, entre outros obstáculos.
Não faz de todo qualquer sentido esta ideia até porque um resultado e consequências dessa natureza, teria um resultado pouco interessante e envolvente por parte das pessoas envolvidas, aliás já basta a resistência à mudança e ainda darmos mais razões para não olharem de forma positiva para a QUALIDADE. Acreditamos que a Qualidade só pode ter efeitos positivos, desde que não se complique o que até é fácil, o que é complicado cabe aos especialistas tornar simples e/ou fazer parte da solução.
Se é empreendedor(a), investidor(a), proprietário(a) da empresa, ou o/a director(a) responsável pela decisão ou ponderação de avançar para a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade para consequente certificação da empresa, uma perspectiva que desde já temos para oferecer é que a aposta na Qualidade poder ser uma viagem sem fim, mas pode ser uma caminhada construtiva e sem tornar essa viagem num pesadelo para quem está na organização e não só.
Para informações sem compromisso, mas de qualidade e em segurança com confiança na competência, experiência e empenhamento dos recursos que envolvemos, pode preencher o formulário de contacto com as suas dúvidas e/ou questões AQUI.